sábado, 14 de janeiro de 2012

Esta frase lhe inspira?



" SE EU TE ADORAR POR MEDO DO INFERNO, QUE EU QUEIME NO INFERNO, SE EU TE ADORAR PELO PARAÍSO, EXCLUA-ME DO PARAÍSO, MAS SE EU TE ADORAR PELO   QUE TU ÉS, QUE NÃO ESCONDA DE MIM A TUA FACE."       
(RABIA 800 d.c )                                                                               
Esta frase é muito conhecida, até poderia ser bíblica mas não é, está em capa de cd's, boletins de igrejas, percebi que até música gospel foi influenciada por esta frase, mas poucos conhecem sua procedência.

O nome de sua suposta autora é Rabia  Al Adawiya Al Qadsiyya, mais conhecida como Rabia de Basra.


  Ela foi a quarta filha de sua família e, portanto, chamada Rabia, que significa "quarto". Apesar de não ser nascida na escravidão, sua família era pobre porém respeitada na comunidade.

De acordo com Farid al-Din Attar, os pais de Rabia eram tão pobres que não havia óleo em casa para acender uma lâmpada, nem um pano para envolvê-la . Sua mãe pediu ao marido para pedir um pouco de óleo de um vizinho, mas ele tinha resolvido em sua vida nunca pedir nada a ninguém, exceto ao Criador. Ele fingiu ir para a porta do vizinho e voltou para casa de mãos vazias.

Nesta noite, o Profeta Muhammad lhe apareceu em sonho e lhe disse: "Sua filha recém-nascida é uma escolhida do Senhor, e levará muitos muçulmanos para o caminho certo".

Diz a lenda que após a morte de seu pai, uma fome acometeu Basra e Rabia se separou de seus irmãos, e quando acompanhava uma caravana, assaltantes a levaram como cativa, sendo que o chefe a vendeu como escrava e o seu novo mestre a usava para fazer o seu duro serviço.
Depois de haver terminado seus trabalhos do lar, passava a noite inteira em oração, isso durante muitos dias.
 Uma vez que o dono da casa se levantou no meio da noite,  foi atraído pela voz de Rabia orando ao seu Senhor. Ela estava suplicando nestes termos:


"Senhor! Você sabe bem que o meu profundo desejo é realizar os teus mandamentos e servir-Te com todo meu coração, ó luz dos meus olhos. Se eu fosse livre, eu passaria o dia inteiro e noite em orações. Mas o que devo fazer quando você me fez um escravo de um ser humano? "

Mais tarde seu mestre se constrangeu em continuar a escravizando, então a propôs que se quisesse poderia ser livre, então escolheu a liberdade para continuar a adorar seu senhor na solidão.

Esta é uma referencia superficial que faço somente para termos uma base do que se trata a tão famosa e inspiradora frase, pois nos remete a uma devoção e total desapego das coisas materiais, adorando a Deus pelo que é e não por medo ou interesse algum.

Agora venho levantar uma questão a respeito disso, pois será que a bíblia não faz referência a tal modo de adoração e vida com Deus? Seria possível que nos tempos atuais hajam pessoas que além de admirar esta bonita frase também praticasse como tal?

  De certa forma penso que primeiramente devemos saber oque o próprio Deus quer de nós, em que lhe seremos úteis, de que jeito lhe serviríamos neste mundo, aliás, qual o conceito real que devemos ter do Criador dos céus e a terra, Deus e Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo?
Partindo do principio de que O conhecemos em parte, podemos vislumbrar através do que fez, faz é será capaz de fazer por amor aos seus:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16


Não há algo que façamos que possa retribuir tal obra, foi impar, mas o que Deus espera de nós é que reconheçamos seu Amor confiando todo nosso ser a Ele, obedecendo, tomando sobre nós seu julgo suave e seu fardo leve, rejeitando as más obras e O adorando em espírito e em verdade. como sabemos que estamos amando ao Senhor ?

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21


Não venho através desta postagem contrariar,  muito menos desmerecer tamanha devoção e exemplo que a frase de Rabia nos passa, somente passei a pensar até que ponto podemos edificar-nos, fazendo disso uma doutrina, pois particularmente eu não faria uma oração como esta diante da perfeição do Deus que sonda os rins e os corações, que nos conhece infinitamente mais do que possamos nos conhecer, porque foi Ele quem nos fez promessas, foi Ele quem nos fez participantes de Suas maravilhas, Ele que se agradou em dar-nos o reino, Ele é quem nos inspira a desejar Seus dons, Suas virtudes, Lhe é agradável que desejamos o paraíso, e que temamos a perecer no inferno.

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. mateus 10:28




Devemos sim O adorar em qualquer circunstância, pois nada pode nos separar do seu Amor, isso é confiança, fé verdadeira, como fizeram Paulo e Silas quando foram açoitados por causa de Jesus, mas tinham certeza de que Deus os socorreriam, sim Ele se agradou deles.
  Não é preciso termos motivos para adora-lo, mas Ele é o motivo:

Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. salmos 118:1

Vejo em muitos sites evangélicos e até em pregações, a insatisfação a respeito de nós cristãos no que tange a fidelidade e compromisso com Deus, pois em outras religiões existem pessoas exemplares, afincas no que creem,flagelando seus corpos e até ofertando suas próprias vidas, certamente que é admirável mas sejamos sóbrios, pois a  suma é que Deus nos ensina como quer que O adoramos, e prefere a misericórdia do que o sacrifício, pois melhor coisa é obedecer do que sacrificar.

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. João 5:39


Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um site cristão e de livre expressão, evite ofensas e palavras torpes mantendo um bom nível e respeito.
Obrigado por participar!